A importância da figura do tutor na vida dos estudantes

Quando procuramos no dicionário o significado da palavra "tutor" encontramos algumas definições. Dentre elas, "tutor" pode ser aquele indivíduo que exerce uma tutela. A palavra "tutor" também pode significar "aquele que ampara, protege, apoia ou é um guardião". Ou seja, de acordo com o dicionário Aurélio, o tutor é aquele indivíduo que tutela a vida de uma outra pessoa, protegendo-a, apoiando e amparando este indivíduo.
Na Grécia Antiga, os meninos das famílias mais abastadas eram ensinados por tutores quanto à oratória, a poesia e o cálculo. Os espartanos, um povo conhecido pela habilidade de combate, formavam guerreiros com a ajuda de um tutor para cada criança. Em Atenas, cada tipo de conhecimento era delegado a um tipo de tutor ou professor. Preocupados com o equilíbrio entre corpo e mente, a educação ateniense contou com três tipos básicos de profissionais do ensino: os páidotribés, que cuidavam do desenvolvimento intelectual; os grammatistés, responsáveis pelo repasse da escrita e da leitura; e os kitharistés, que cuidavam do aprimoramento físico.
A tutoria é o ato de orientar, parte fundamental da ação do tutor. E para desempenhar bem esta ação, o tutor precisa ter em mãos algumas técnicas e habilidades, que incluem:
  • Instigar seu tutorando a perguntar a "coisa" certa para obtenção de respostas coerentes;
  • Orientar o tutorando quanto a fonte de pesquisa, já que atualmente temos muitas fontes de informação;
  • Fazer com que o tutorando reconheça na organização de dados, uma ferramenta fundamental para o entendimento das informações;
  • Criar uma situação confortável e favorável para o desenvolvimento das atividades de pesquisa;
Além dos itens listados acima, evidentemente o tutor precisa ter conhecimento técnico e vivências práticas relacionadas a orientação que o tutorando está recebendo. Mas existe uma habilidade muito importante que o tutor precisa desempenhar para ter sucesso no processo de tutoria: o estabelecimento de um relacionamento amigável e agradável com o tutorando.
A amorosidade, a reciprocidade e a empatia, devem estar presentes na tutoria. Desta forma, o respeito é estabelecido entre o tutor e o tutorando, trazendo o conflito de idéias e não o confronto de pessoas. O vínculo afetivo é um aspecto social pertencente a espécie humana em qualquer relação, e não poderia deixar de estar presente na tutoria.
Um outro aspecto da tutoria muito importante, é a relação que o tutor estabelece com o família do tutorando. O tutor necessariamente deve estabelecer um vínculo profissional com a família, mas acima de tudo, um vínculo afetivo e de confiança. A partir daí, o tutor poderá desempenhar seu papel com muito mais autonomia e atingirá resultados muito mais efetivos.
Mas qual o papel do tutor na vida de um estudante? É de apenas orientar o tutorando nas provas bimestrais do colégio? Na verdade não. O tutor orienta, ensina e instiga, mas também é um exemplo que o tutorando inconscientemente leva para si. Por isso, o tutor precisa ter atitudes éticas e morais que sejam coerentes com os valores sociais estabelecidos em nossa sociedade.
Portanto, a importância do tutor na vida do tutorando não é exclusivamente de cunho estudantil. Embora suas orientações e seus ensinamentos estejam muito ligados a vida estudantil do aluno, o tutor é responsável também pela formação do tutorando enquanto pessoa, sendo um exemplo para o tutorando.

Comentários