Ensino Híbrido: utilizando a tecnologia, personalizando a a aprendizagem
A sociedade mudou. Seus anseios, padrões, demandas e necessidades mudaram. Os indivíduos que são parte desta nova sociedade são diferentes dos indivíduos que construíram e constituíram a sociedade de 40 ou 50 anos atrás. A escola de hoje deve acompanhar estas mudanças com novas formas de ensinar e possibilitar a aprendizagem. O Ensino Híbrido é parte desta mudança na educação e na aquisição de informações e construção de conhecimentos. O Ensino Híbrido está, neste exato momento, sendo utilizado na Alemanha, para o estudo de sua indústria; na África do Sul, para o estudo de suas riquezas minerais e na Europa, para o entendimento do mercado Comum Europeu. Através de dinâmicas, palestras e oficinas, a Árvore Consultoria Educacional oferece o oportunidade de vivenciar situações de construção de conhecimento com a utilização de estratégias educacionais híbridas.
Cada pessoa tem uma forma de receber informações, processa-las, consolidá-las, para depois transformá-las em conhecimento. A inovação educacional através do uso de novas tecnologias e aplicativos, vem comprovar, mais uma vez, que cada indivíduo aprende de uma forma muito peculiar. Cabe então, ao profissional que está informando, ter a sensibilidade para escolher a melhor tecnologia para cada um dos indivíduos que está recebendo a informação. A Árvore Consultoria Educacional oferece aqui, uma palestra/oficina que tem como objetivo o uso de dois aplicativos dinamizadores de aulas ou palestras: O Plickers e o Flipgrid. Em que momento usá-los? Em que contexto educacional e informacional são eficazes?
As Metodologias Ativas integram ações e estratégias educacionais já contempladas no cotidiano escolar de muitos professores, ao uso de tecnologias ou instrumentos tecnológicos, com o objetivo de personalizar a aprendizagem do aluno. A ideia é potencializar as ações educacionais para que a construção de conhecimento seja realmente efetiva. Mas não se trata somente de integrar a tecnologia em suas aulas, professor. Muitos já fazem isso, utilizado notebooks, power point e datashow em suas aulas. Trata-se de uma mudança de pensamento no planejamento de suas ações e estratégicas educativas. Mudanças estas que devem ter uma intenção, um objetivo. A Árvore Consultoria Educacional oferece aqui, uma palestra/oficina que tem como objetivo o uso de Metodologias Ativas no cotidiano escolar.
CLIL AT SCHOOL - Propostas práticas
Content language Integrated Learning,
ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua é uma abordagem que não só se
foca em competências linguísticas e aprendizagem de uma disciplina como também
em melhorar o desenvolvimento de competências transversais: colaboração,
criatividade, pensamento crítico, e assim por diante. Estas são competências
essenciais para alunos e cidadãos do século XXI.
A
prática em grupos permite aos alunos colaborar com seus colegas e assim
aprofundar seu aprendizado de um modo que talvez não fosse possível sozinho.
Aplicativos gamificadores de conteúdo em sala de aula
Os aplicativos e a internet são cada vez mais utilizados como ferramentas educacionais para beneficiar os processos de ensino e de aprendizagem. Alguns destes aplicativos são interessantes para construção de mapas mentais; outros servem melhor como boas plataformas de produção e arquivos de documentos; outros são ótimos gameficadores e utilizam estratégias de classificação para avaliação de informações consolidadas em palestras ou aulas. No entanto, o professor ou palestrante precisa utilizar algo mais importante do que o próprio aplicativo: a intensão. Nesta palestra/oficina a Árvore Consultoria Educacional possibilita conhecer aplicativos gameficadores de conteúdo, tendo em vista a intencionalidade do professor, estabelecendo metas a serem alcançadas e a produção de relatórios de resultados dos estudantes, possibilitando assim, a personalização da aprendizagem.
![Resultado de imagem para gameficar a educação](https://www.ideiademarketing.com.br/wp-content/uploads/2013/02/games2.jpg)
Flipgrid e Plickers: aplicativos que dinamizam
![Resultado de imagem para aplicativos](https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post_categoria/700/aplicativos-ico.jpg)
Metodologias Ativas para inovação da Educação
![Resultado de imagem para metodologias ativas](https://inoveduc.com.br/wp-content/uploads/2018/04/metodologias-ativas-inoveduc-destaque.png)
CLIL AT SCHOOL - Propostas práticas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifx8fHDakSXEDopYJ5ZGSYp0MHh63AFPKlU9BLQi3D0IHbuPAmaRHM3XvhsQXqqDZXYdoUI4U4_FWkdgsDs4ZhYBmCca88aXPku1vOoJ-UCALNueykSVD4YUvsS2oYoTHkYYhjbWoa90U/s320/clil.jpg)
Este workshop é destinado a professores
de educação bilíngue como forma de refrescar, inspirar e animar sua prática
docente. Os participantes serão apresentados a várias técnicas que podem
ajudá-los a melhorar a qualidade de sua abordagem de ensino para torná-lo mais
atraente e eficaz para todos os seus alunos.
A formação
de professores é crucial para as competências linguísticas e metodologias,
pois delineia um conjunto de princípios
e ideias para desenvolver currículos e melhores práticas.
Nós, da Árvore Consultoria Educacional, acreditamos que é assim que o
conhecimento cresce, graças à integração de experiências de aprendizagem
sociais formais, informais e não-formais.
A contação de histórias como prática de sala de aula
Contar histórias é uma poderosa
prática para apoiar todos os alunos - desde crianças a adultos, em escolas
regulares ou bilíngues, universidades ou ainda em cursos de idiomas.
Os professores que contam
histórias em suas aulas criam um efeito quase mágico, pois a atmosfera
sutilmente muda, as paredes da sala de aula se desvanecem e um mundo de
linguagem real captura os alunos. Não só enriquece a sua experiência de
audição, mas também conduz a uma ampla gama de atividades nas quais os
aprendizes ampliam suas próprias habilidades de linguagem ativa.
Neste workshop serão
apresentadas ferramentas para organizar informação e conteúdos, destrinchar
conflitos socio emocionais e principalmente ampliar o repertório linguístico
dos alunos.
Com a expertise de quem
está no mercado desde 2012, Carla Araujo da All Stories For You, em parceria com a Árvore Consultoria Educacional, compartilhará dicas, metodologias e ideias de criação para enriquecer a
prática da sala de aula.
Rotinas de Aprendizado em Grupo
Perceber
cada aluno como único e ainda assim permitir a todos que atinjam os mesmos
objetivos. Este é um dos maiores desafios da nova escola.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqtYcKXtM6Xx2FwfOiUqIo6htass2buZH8P93a_fz_PWxX8FlL6fH2TAakDtoX_WP4mXEwR52vaptPEu66H9cGwGiBGPW2FJ02aTcGXE0QHvhjUxLTGtwQSsoyaGJ29MgGqPJL-e6TIxE/s320/grupo.jpg)
Neste
workshop, oferecido pela Árvore Consultoria Educacional, serão compartilhadas práticas bem sucedidas para promover a
diferenciação em sala de aula e conseguir o melhor de cada aluno. Serão
apresentadas dinâmicas específicas para variados objetivos de aula e avaliação.
A
aprendizagem em grupo é um componente essencial para a diferenciação em sala de
aula, pois enquanto os alunos colaboram interdependentemente o professor está
livre para desempenhar sua função primeira, a de observar, conduzir, orientar e
avaliar seus alunos.
Comentários
Postar um comentário