A Árvore para profissionais

Ensino Híbrido: utilizando a tecnologia, personalizando a a aprendizagem  
A sociedade mudou. Seus anseios, padrões, demandas e necessidades mudaram. Os indivíduos que são parte desta nova sociedade são diferentes dos indivíduos que construíram e constituíram a sociedade de 40 ou 50 anos atrás. A escola de hoje deve acompanhar estas mudanças com novas formas de ensinar e possibilitar a aprendizagem. O Ensino Híbrido é parte desta mudança na educação e na aquisição de informações e construção de conhecimentos. O Ensino Híbrido está, neste exato momento, sendo utilizado na Alemanha, para o estudo de sua indústria; na África do Sul, para o estudo de suas riquezas minerais e na Europa, para o entendimento do mercado Comum Europeu. Através de dinâmicas, palestras e oficinas, a Árvore Consultoria Educacional oferece o oportunidade de vivenciar situações de construção de conhecimento com a utilização de estratégias educacionais híbridas.

Aplicativos gamificadores de conteúdo em sala de aula

Resultado de imagem para gameficar a educaçãoOs aplicativos e a internet são cada vez mais utilizados como ferramentas educacionais para beneficiar os processos de ensino e de aprendizagem. Alguns destes aplicativos são interessantes para construção de mapas mentais; outros servem melhor como boas plataformas de produção e arquivos de documentos; outros são ótimos gameficadores e utilizam estratégias de classificação para avaliação de informações consolidadas em palestras ou aulas. No entanto, o professor ou palestrante precisa utilizar algo mais importante do que o próprio aplicativo: a intensão. Nesta palestra/oficina a Árvore Consultoria Educacional possibilita conhecer aplicativos gameficadores de conteúdo, tendo em vista a intencionalidade do professor, estabelecendo metas a serem alcançadas e a produção de relatórios de resultados dos estudantes, possibilitando assim, a personalização da aprendizagem. 

Flipgrid e Plickers: aplicativos que dinamizam 

Resultado de imagem para aplicativosCada pessoa tem uma forma de receber informações, processa-las, consolidá-las, para depois transformá-las em conhecimento. A inovação educacional através do uso de novas tecnologias e aplicativos, vem comprovar, mais uma vez, que cada indivíduo aprende de uma forma muito peculiar. Cabe então, ao profissional que está informando, ter a sensibilidade para escolher a melhor tecnologia para cada um dos indivíduos que está recebendo a informação. A Árvore Consultoria Educacional oferece aqui, uma palestra/oficina que tem como objetivo o uso de dois aplicativos dinamizadores de aulas ou palestras: O Plickers e o Flipgrid. Em que momento usá-los? Em que contexto educacional e informacional são eficazes?

Metodologias Ativas para inovação da Educação

Resultado de imagem para metodologias ativasAs Metodologias Ativas integram ações e estratégias educacionais já contempladas no cotidiano escolar de muitos professores, ao uso de tecnologias ou instrumentos tecnológicos, com o objetivo de personalizar a aprendizagem do aluno. A ideia é potencializar as ações educacionais para que a construção de conhecimento seja realmente efetiva. Mas não se trata somente de integrar a tecnologia em suas aulas, professor. Muitos já fazem isso, utilizado notebooks, power point e datashow em suas aulas. Trata-se de uma mudança de pensamento no planejamento de suas ações e estratégicas educativas. Mudanças estas que devem ter uma intenção, um objetivo. A Árvore Consultoria Educacional oferece aqui, uma palestra/oficina que tem como objetivo o uso de Metodologias Ativas no cotidiano escolar. 

CLIL AT SCHOOL -  Propostas práticas

Content language Integrated Learning, ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua é uma abordagem que não só se foca em competências linguísticas e aprendizagem de uma disciplina como também em melhorar o desenvolvimento de competências transversais: colaboração, criatividade, pensamento crítico, e assim por diante. Estas são competências essenciais para alunos e cidadãos do século XXI.
Este workshop é destinado a professores de educação bilíngue como forma de refrescar, inspirar e animar sua prática docente. Os participantes serão apresentados a várias técnicas que podem ajudá-los a melhorar a qualidade de sua abordagem de ensino para torná-lo mais atraente e eficaz para todos os seus alunos.
 A formação de professores é crucial para as competências linguísticas e metodologias, pois  delineia um conjunto de princípios e ideias para desenvolver currículos e melhores práticas.

Nós, da Árvore Consultoria Educacional, acreditamos que é assim que o conhecimento cresce, graças à integração de experiências de aprendizagem sociais formais, informais e não-formais.

A contação de histórias como prática de sala de aula

Contar histórias é uma poderosa prática para apoiar todos os alunos - desde crianças a adultos, em escolas regulares ou bilíngues, universidades ou ainda em cursos de idiomas.
Os professores que contam histórias em suas aulas criam um efeito quase mágico, pois a atmosfera sutilmente muda, as paredes da sala de aula se desvanecem e um mundo de linguagem real captura os alunos. Não só enriquece a sua experiência de audição, mas também conduz a uma ampla gama de atividades nas quais os aprendizes ampliam suas próprias habilidades de linguagem ativa.
Neste workshop serão apresentadas ferramentas para organizar informação e conteúdos, destrinchar conflitos socio emocionais e principalmente ampliar o repertório linguístico dos alunos.
Com a expertise de quem está no mercado desde 2012, Carla Araujo da All Stories For You, em parceria com a Árvore Consultoria Educacional, compartilhará dicas, metodologias e ideias de criação para enriquecer a prática da sala de aula.

Rotinas de Aprendizado em Grupo

Perceber cada aluno como único e ainda assim permitir a todos que atinjam os mesmos objetivos. Este é um dos maiores desafios da nova escola.
A prática em grupos permite aos alunos colaborar com seus colegas e assim aprofundar seu aprendizado de um modo que talvez não fosse possível sozinho.
Neste workshop, oferecido pela Árvore Consultoria Educacional, serão compartilhadas práticas bem sucedidas para promover a diferenciação em sala de aula e conseguir o melhor de cada aluno. Serão apresentadas dinâmicas específicas para variados objetivos de aula e avaliação.
A aprendizagem em grupo é um componente essencial para a diferenciação em sala de aula, pois enquanto os alunos colaboram interdependentemente o professor está livre para desempenhar sua função primeira, a de observar, conduzir, orientar e avaliar seus alunos.





Comentários